Postagem em destaque

Muito Além... de Um Conto [Neblina da Noite - Luís Fernando Pinheiro]

O que parecia ser uma simples noite de trabalho, torna-se um pesadelo para um maquinista, que após partir com destino a última estação, e...

Translate

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Muito Além... Da Magia de Elantris [Elantris - Brandon Sanderson]

Para quem gosta de um bom livro de fantasia, com magia, misticismo, mas também cheio de reviravoltas, manobras politicas e um pitada de heroísmo,  Elantris é o livro indicado para você. O Muito Além das Aspas lhe apresenta esse maravilhoso livro de Brandon Sanderson.





O Autor

Brandon Sanderson (Lincoln, Nebraska - 19 de dezembro de 1975) é um escritor norte-americano de fantasia e ficção científica. Ele é mais conhecido por sua série Mistborn e The Stormlight Archive, além do seu trabalho ao substituir o também escritor americano Robert Jordan (1948-2007) na série de fantasia The Wheel of Time ("A Roda do Tempo"), finalizando-a após o falecimento deste último.

Sanderson trabalhou como editor para a revista independente de ficção, horror e fantasia Leading Edge enquanto frequentava a escola na Universidade de Brigham, onde ele agora ensina periodicamente aulas de escrita criativa. Em 2008 Sanderson começou um podcast com os autores Dan Wells e Howard Tayler, envolvendo tópicos sobre criação e produção escrita e quadrinhos.

O Livro

Titulo: Elantris (Elantris titulo original).
Autor: Brandon Sanderson.
Edição: .
Editora: Leya.
ISBN-13:  9788580445046



Sinopse: O príncipe Raoden, de Arelon, foi um dos tocados pela maldição que o levou a viver, ou a tentar sobreviver, em meio à loucura e maldições da cidade caída que, desde a maldição, tornara-se um cemitério para os que foram amaldiçoados. Prestes a se casar com Sarene, filha do rei de um país vizinho de Arelon – uma mulher que nem chegou a conhecer pessoalmente, mas que, mesmo com um casamento politicamente forçado, passou a conviver por meio de cartas – o príncipe é dado como morto, uma situação que parece ser irremediável, mas que precisa de explicações. E são esses mesmos esclarecimentos que Sarene procura ao chegar em Arelon e descobrir que tornara-se viúva antes mesmo de conhecer seu marido. E a partir daí começa a entender que terá que tomar conta de tudo sozinha, principalmente de um homem chamado Hrathen, um dos mais poderosos nobres, que está disposto a substituir o rei Iadon, pai de Raoden, para poder converter o país à religião Shu Dereth.


E pra mim, como foi ler “Elantris“?

Este foi o primeiro livro que peguei emprestado da Amazon, através do serviço de streaming Kindle Unlimited. Depois de grande insistência da Karla Havenna, me aventurei nas páginas de Brandon Sanderson pela primeira vez.

Vamos ao livro:


Elantris é uma cidade antes majestosa,  mas que por motivos não apresentados de início, esta literalmente apodrecendo. As antes reluzentes torres e edificações estão cobertas por lodo. Mas não só a cidade está diferente, seus habitantes se vêem acometidos por uma doença que os tornam uma espécie de mortos vivos. Suas pela antes tão reluzente da lugar a carne ressecada, com aparencia morbida. O AonDor, magia ao qual esses “Deuses” utilizavam para praticamente tudo, não funciona mais e isso pode estar diretamente ligado a queda de Elantris.

O livro tem como base as manobras políticas de três personagens:

Principe Raoden: Filho do Rei de Arelon, uma cidade as margens da caída Elantris. Raoden é amado por seu povo e possui ideias socilalistas, o que o torna o inverso de seu pai, Iadon. Mas o príncipe vê seu desejo de tornar Arelon um lugar melhor para viver interrompido. A Shaod, doença que derrubara os elantrinos o fazia infectara. Agora Raoden está preso em Elantris e vê sua vida mudar completamente.



Princesa Sarene: Princesa de Teod, filha do rei Eventeo, vem a Arelon para se casar com o principe Raoden, com objetivos políticos para ambos os reinos. Mas Sarene fantasia algo a mais dessa união. Ao chegar em Arelon, tem seus objetivos frustra ao descobrir que estava casada e viúva, ao mesmo tempo graças aos termos do contrato nupcial. O que teria acontecido com seu noivo? E porque o rei parece estar tão bem, mesmo com a morte de seu único filho? Isso Sarene descobriria, mesmo que não fosse pelas vias mais fáceis...

Gyorn Hraten: Alto sacerdote da igreja Shu-derethi, Hraten tem a missão dada pelo proprio Wyrn, a voz de seu Deus na terra, de missionar e converter os arelenos a sua religião,  que acredita ser única e verdadeira. Para isso, vem a Arelon para converter o rei Iadon, para assim evitar uma implantação mais enérgica da ideologia do Senhor Jadethe...

Seus personagens são bem caracterizados e profundos. Os dilemas vividos pelos personagens, nos faz querer estar ali com eles, para dar apoio  e lutar ao seu lado (sim, sou desses loucos que gostariam de viver dentro de cada bom livro que lê,  rs).


O livro se inicia no momento em que Raoden acorda em seu quarto e descobre que está com a temida Shaod. Mas o problema não é somente este: ele é filho do rei de Arelon, que fez o possível para mascarar o fato e disfarça-lo com sua suposta morte. Mas como toda trama de fantasia, as surpresas não param por ai, pois como Raoden estava para se casar, sua futura esposa está chegando na cidade, antes do previsto. E fica chocada com sua "sorte" de estar viúva sem nem mesmo ter visto o rosto de seu marido pessoalmente, a não ser pelo seu Sheon. E neste momento tenso, surge o sacerdote da igreja Shu-Derethi, tentando convencer o Rei a se converter a verdadeira e unica religião(te lembram algo? A maioria delas se dizem a unica verdadeira, mas melhor não comentar, rs) 

Falar mais seria spoiler, mas se você já leu, quer comentar, mandar sua opinião nos mande o seu comentário, que iremos responder com todo prazer!


Elantris, sem dúvida,  foi um dos melhores livros de fantasia que já li até o momento. Sua narração bem ritmada e clara, alem de cheio de reviravoltas e surpresas dão aquela vontade de ler um capítulo após o outro, sem pausas.

E aí, gostou? Dá um curtir, comente e compartilhe com seus amigos!!! Até a próxima!!!

Fontes: Texto de produção propria e curiosidades retiradas de pesquisas em Wikipedia e site do autor.
Imagens:  Pesquisas na Internet,
reservando todos os direitos aos seus respectivos autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário