Translate

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Muito Além... De Uma Profissão, Uma Paixão[ Dia do Maquinista Ferroviário]

Hoje, 20 de outubro, é o Dia do Maquinista Ferroviário, e como é a função que exerço a mais de 5 anos com muito orgulho, vamos falar um pouco sobre a rotina de um Maquinista e a influência da ferrovia na arte como um todo. Embarque nessa viagem aqui, no Muito Além das Aspas.



Ah, o trem!!! Não me lembro da minha primeira viagem de trem, pois sou de família simples, logo não tínhamos outra forma de nos locomover. Mas se tem uma coisa que me lembro bem, foi quando sonhei pela primeira vez em ser um maquinista

Sempre gostei de carros grandes, e vivia dizendo que seria motorista de ônibus, para que eu pudesse sair por ai com um carro bem grande. Mas um dia, quando minha mãe me levava para o médico, pegamos o trem e me lembro de dizer:
-Mudei de ideia mãe!
- Do que, Fernando? - pergunta minha mãe com curiosidade.
- Não quero mais ser motorista de ônibus - disse, bem sério - ele é pequeno perto do trem. Quando crescer quero ser "motorista de trem".
Rindo, minha mãe sorri e diz:
- Nossa, que legal filho, mas é maquinista que se fala. Que orgulho, meu filho um maquinista - me corrige, sem tirar o sonho do pequeno Fernando de 6 anos.
Provas do crime! Premonição?
Com dedicação, na primeira oportunidade que tive, consegui entrar para a CPTM, operadora do estado de SP dos trens metropolitanos. Foi uma festa só dentro de mim. E desde aquele dia comprovei a tão famosa frase:
 
"Faça aquilo que gosta e não terá de trabalhar um único dia na sua vida."
 
Ser maquinista é algo muito peculiar. Vocês já imaginaram a quantidade de sonhos, desejos, sentimentos que uma estrada de ferro carrega todos os dias? O estudante que vai de trem pra faculdade, preocupado com as suas provas, mas sonhando com o dia em que estará formado e realizado profissionalmente; a noiva que, enquanto vai para o trabalho, planeja os detalhes do tão esperado dia; e as crianças, nossa, como esses baixinhos amam essa maquinas gigantes que cortam  as cidades, levando pessoas para lá e para cá.

Não há palavras que possam descrever a sensação de realizar um sonho!


É claro que não existe só o maquinista na ferrovia. Para que ela funcione, existe todo um trabalho em equipe para que nada(ou pelo menos quase nada) de errado e todos possam chegar aos seus destino de forma rápida, segura e confortável! O pessoal de estação, segurança, centro de controle, manutenção, serviços administrativos, enfim, um vasto quadro de trabalhadores empenhados em colocar "os trens nos trilhos" .

Mas o maquinista é o primeiro a ser lembrado quando, em uma roda de amigos, quando você fala que trabalha em uma empresa do ramo ferroviário. Afinal, cabe a ele colocar aquele gigante de ferro a andar e levar pessoas ou mercadorias a seus respectivos destinos.

Vamos então conhecer um pouco da influência dessa maquina tão maravilhosa(tsc tsc, suspeito pra falar) nas Artes em geral.

Música

Trem das 7 - Raul Seixa


Trem das Onze - Demônios da Garoa

Não é possivel que você não conheça essa música. Seus avós provavelmente já cantaram ou murmuraram ela de vez em quando. 



Crazy Train - Ozzy Osbourne



Algumas músicas recomendadas pelo Raul

Heitor Villa-Lobos - O trenzinho do caipira (Bachianas brasileiras #2)


Love In Vain - The Rolling Stones



Jogos

Microsoft Train Simulator

Microsoft Train Simulator é um jogo para PC lançado em julho de 2001 desenvolvido pela Kuju Entertainment. A simulação permite aos jogadores a condução trens( ou seja, ser um maquinista) em vários países da Europa, Ásia e nos Estados Unidos. É necessário parar, acelerar os trens e acoplar os vagões nas composições.


Em 2015, o game recebeu uma nova versão com novas rotas e trens disponíveis para que os jogadores se tornem os melhores maquinistas das ferrovias.

O jogo dispõe de uma variedade de trens dos quais o usuário pode assumir controle. Com o objetivo de subir de cargo na profissão de maquinista, você deve ganhar experiência com todos os tipos de locomotivas e se habituar com os vastos painéis de controle para garantir a segurança dos passageiros durante as viagens do veículo.



The Legend of Zelda: Spirit Tracks

Cem anos depois dos acontecimentos de The Legend of Zelda: Phantom Hourglass,o descendente de Link se prepara para ser nomeado maquinista pela Princesa Zelda. Logo após a cerimônia, Zelda pede a Link que vá ao seu quarto, pois quer conversar com ele sobre algo muito sério. Chegando lá, Zelda conta a Link que algo ruim está para acontecer, e que eles precisam urgentemente fugir do castelo para chegar até a Spirit Tower (Torre dos Espíritos). Link e Zelda conseguem fugir do castelo, mas são parados por Cole, o falso conselheiro real e Byrne,seu capanga. Os dois derrotam Link e Cole força o espírito de Zelda a se retirar do corpo, deixando-a vulnerável. Todos apagam e, quando acordam, não veem o corpo de Zelda, Cole e nem Byrne. E então o espírito de Zelda aparece para Link e eles continuam a viagem até a Spirit Tower. Chegando lá,encontram Anjean, guardiã da Torre, que os ajuda na busca de Cole e o corpo de Zelda.

Final Fantasy 6

No Final Fantasy 6 tem uma parte que você entra no trem que leva as almas das pessoas para o outro mundo. O mais marcante dessa parte é que no final você luta contra o trem.

Você vai correndo na frente dele e usando os especiais, e tem um personagem que o especial dele é dar um suplex, ai ele pega o trem e o arremessa de ponta cabeça.


Livros

Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie

Ótimo livro de suspense que li este ano e que, como cenário tem o Expresso do Oriente. Expresso do Oriente (Orient Express em inglês e francês) é o nome do serviço de trem de longa distância que, no seu ápice, ligava Paris à Constantinopla (hoje Istambul).

Veja aqui dados do livro, e leiam, porque é uma boa pedida para uma viagem de trem!

http://www.skoob.com.br/assassinato-no-expresso-do-oriente-1043ed1385.html
Título: Assassinato no Expresso do Oriente
Autor: Agatha Christie
Edição: 5ª - 1989
Editora:
Nova Fronteira
ISBN:
8520912443


Sinopse: Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Uma americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.


Série Harry Potter

Eu queria muito ter embarcado na plataforma 9 3/4, mas infelizmente sou só um trouxa(rs).

A Torre Negra -  Blaine e o Charlie Choo Choo.

Personagem da série a Torre Negra, saga de Stephen King, esse foi os dois trens aos quais eu não gostaria de embarcar! Mas a Torre Negra será assunto para um outro post - AGUARDEM








Filmes, Séries, Animes...

Além dos já comentados na parte de livros...

Incontrolável

Título: Incontrolável (Unstopable titulo original).
Distribuidor:
Fox Filme.
Ano de produção:
2010.



Sinopse: Uma composição carregada de produtos altamente tóxicos está desgovernada e o perigo é iminente. Um condutor (Chris Pine) e um maquinista experiente (Denzel Washington) precisam evitar que uma pequena cidade em seu caminho seja destruída. A única saída é botar em prática uma operação muito arriscada, mas o tempo corre contra eles.

Rail Wars!


Basicamente é um Anime que trata da rotina de uma ferrovia( sim, existe anime de TUDO que você imaginar). A história de Rail Wars! se passa em um mundo paralelo onde o Japão não privatizou suas ferrovias – algo ocorrido em 1987 após a falência da estatal “Japanese National Railways”. Aqui, Naohito Takayama é um estudante comum que sonha em ter um futuro confortável trabalhando na prestigiada estatal, e ele consegue se tornar estagiário na “Railways Security Force”, seção repleta de funcionários incomuns, se destacando entre eles Sakurai, uma mulher encrenqueira que odeia homens. Uma de suas tarefas será lidar com um grupo extremista chamado “RJ”, que planeja privatizar a “Japanese National Railways”.

Fora FullMetal Alchemist, que Ed e Al vivem procurando solucionar o mistério da pedra filosofal para assim poder recuperar seus corpos originais. E como o Anime tem um tom SteamPunk, lógico que não poderia faltar trens!


Bom, é isso que eu queria passar para vocês: mostrar um pouco do porque amo tanto essas maquinas de transportar sonhos, metas, conquistas.

E aí, gostou? Então curta, comente e compartilhe com seus amigos!!!
Até a próxima!!!


Fontes: https://pt.wikipedia.org
http://www.adorocinema.com/
Imagens: Arquivo pessoal e algumas de pesquisa na internet, reservando seus direitos aos seus respectivos autores!
Colaboração na pesquisa: 
Samuel - Amimes, Jogos
Raul: Músicas

2 comentários: