Postagem em destaque

Muito Além... de Um Conto [Neblina da Noite - Luís Fernando Pinheiro]

O que parecia ser uma simples noite de trabalho, torna-se um pesadelo para um maquinista, que após partir com destino a última estação, e...

Translate

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Muito Além...Do Desejo do Dragão [Hannibal - parte 1 de 5] - Dragão Vermelho

Um agente do FBI é encarregado de capturar um serial killer antes de seu próximo ataque. E  além disso, ele precisará da ajuda de outro serial killer, em especial um que quase o tornou sua vitima. Will Graham encarou essa. Prepare-se, o Muito Além das Aspas lhes apresenta o universo de Hannibal Lecter.




Essa é a primeira de uma série de cinco postagens sobre o serial killer mais irreverente já visto

Dragão Vermelho faz parte da série de livros sobre o psiquiatra canibal Hannibal Lecter. O agente especial do FBI Will Graham recorre à ajuda de Lecter para capturar o serial killer Francis Dollarhyde.

O Autor


Thomas Harris (Jackson, Tennessee, 11 de Abril de 1940) é um escritor e roteirista norte-americano, mais conhecido pela série de romances de suspense sobre seu mais famoso personagem, Hannibal Lecter. Harris fez carreira no jornalismo. Foi repórter de polícia no Waco Tribune Herald durante boa parte da década de 60 e em 1968 passou a Associated Press, onde foi repórter, depois editor.

Todos os seus livros foram adaptados para o cinema, sendo a mais famosa adaptação o filme O Silêncio dos Inocentes, vencedor de 5 Oscar em 1991. 1

Os livros que ele escreveu sobre Hannibal Lecter também são muito apreciados e os filmes baseados em seus livros são considerados clássicos por quem gosta das histórias sobre o Dr. Hannibal Lecter. Estes filmes sao bastante conhecidos pelo seu suspense e inteligência.


O Livro

Titulo: Dragão Vermelho ( Red Dragon original)
Autor: Thomas Harris
Edição: 1º (381 paginas)edição de bolso
Editora: Edições BestBolso
ISBN-13: 9788577992256
Sinopse: Quando trabalhava como agente do FBI, Will Graham conseguiu reunir provas suficientes para condenar o canibal Hannibal Lecter. Depois do episódio, decidiu mudar-se para a Flórida com sua família, mas seus dias de tranquilidade são interrompidos quando um antigo chefe lhe pede para investigar uma série de assassinatos misteriosos. Graham começa a seguir as pistas do cruel criminoso conhecido como Fada do Dente. Logo percebe que para capturá-lo será preciso compreender sua mente doentia. Para isso, entretanto, Graham terá de enfrentar seus fantasmas e pedir ajuda ao Dr. Lecter, o que pode ter consequências desastrosas.


E Para Mim, Como Foi Ler Dragão Vermelho?

Dragão Vermelho foi uma leitura fácil, do inicio ao fim. A forma como Thomas Harris nos apresenta cada personagem no decorrer da história é bem fluída e natural. Mesmo já tendo o contato com os personagens da série baseado nos livros dele, consegui captar a essência do personagem sem ser infectado por velhas impressões (só um pouquinho, rsrsrs).

O livro começa com Jack Crawford, agente do FBI do Departamento de Ciência do Comportamento indo solicitar a Will Graham, ex-agente do FBI, responsável pela captura do grande sociopata Hannibal Lecter, a ajudar na captura do "Fada do Dente", responsável até então pela morte de duas famílias de classe média/alta em Birmingham e Atlanta.

O que eles não o sabem é que na verdade o Fada do Dente se auto intitula “O Dragão”, referência a obra de William Blake. Francis Dolarhyde acredita estar em um processo de evolução, se tornando essa entidade, que necessita de sacrifícios e Francis o alimenta com o intuito de acalmar o Dragão, alegando estar "melhorando" suas vítimas.

O Grande Dragão Vermelho e a Mulher vestida de Sol, William Blake - Ser divino ao qual Francis Dolahryde acreditava estar se tornando
Confesso que esperava um  maior envolvimento do Dr. Lecter na busca pelo sociopata. Mas seria injusto não falar que ele aparece quando o "Dragão" deseja expor sua arte e receber o reconhecimento de seu “ídolo”. E com essa tentativa de contato entre eles, os agentes do FBI traçam uma forma de descobrir quem seria o Fada/Dragão. O único problema é que, além da "ajuda" ao agente Graham, Hannibal está dando preciosas informações ao criminoso a respeito da família do policial.
 
Foram 20 dias de leitura prazerosa, sem grandes enrolações - coisa que vemos em algumas obras deste gênero. Gostei muito da dinâmica da narrativa, e após traçado alguns aspectos, fica impossível não querer saber como Will fará para chegar até esse assassino em série. Eu recomendo essa leitura para quem quer sair por ai, formulando teorias e formas de como ajudar Will e J. Crawford a pegar esse assassino. Sem contar, se você deseja descobrir um pouco mais( ou ficar mais confuso) sobre a cabeça de Hannibal.
 
Adaptação para as Telonas

Título original: Red Dragon   
Distribuidor: Universal Pictures do Brasil    
Ano de produç
ão: 2002   
Sinopse e detalhes: Will Graham (Edward Norton) é um agente do FBI que por pouco não foi morto por Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) quando tentava capturá-lo. Com Lecter já preso, Graham é obrigado a usar o psicopata como consultor para obter maiores informações sobre Francis Dolarhyde (Ralph Fiennes), um serial killer que tem deixado a cidade em pânico. Mas o que Graham não sabe é que ao mesmo tempo em que Lecter o auxilia em sua investigação também repassa ao próprio Dolarhyde informações sobre a família do policial que o persegue.





 Trailer:


Curiosidades:  

Apesar de ter sido lançado após os demais filmes, os acontecimentos de Dragão Vermelho são anteriores aos exibidos em O Silêncio dos Inocentes (1991) e Hannibal (2001). Os eventos mostrados em Hannibal - A Origem do Mal (2007) são anteriores aos exibidos neste filme.
 
O ator Jude Law chegou a estar cotado para interpretar Hannibal Lecter em Dragão Vermelho, já que no filme o personagem apareceria anos mais novo do que em O Silêncio dos Inocentes. Os produtores acabaram decidindo pela manutenção de Anthony Hopkins no papel, com o ator passando por um "processo de rejuvenescimento" realizado pelo departamento de maquiagem. 

E o filme, é bom?

Dragão Vermelho é um bom filme de suspense policial. Com um começo diferente do livro, mas nada a mais ou que deixe a história sem sentido. A forma como Will Graham descobre quem realmente era Dr. Lecter - o responsável por tantos assassinatos - é utilizada como introdução para o filme, diferente do livro, que já inicia com o pedido de Crawford a Will que o ajude na captura de assassino em série. Fora isso e alguns pequenos detalhes, segue praticamente fiel ao roteiro do livro.

Senti falta de alguns personagens, e achei também a apresentação do Francis Dolarhyde muito corrida. Acredito que poderia ter sido trabalhado um flashback, mostrando o porque dessa transformação, o que o fez ser desta forma e como ele chegou a conclusão de que ele era uma entidade superior, que estava a transformar-se no Dragão. Mas acredito que isso não chega a depreciar a qualidade da adaptação.


Destaque para a cena de Freddy Lounds e o Dragão Vermelho: mais fiel e perfeito, impossível.

Mesmo com um final alternativo, porém para quem ler o livro, a essência ficará sendo a mesma. Confesso que gostaria de ver pelo ângulo do autor essa cena final.

 E é isso ai! Se você gostou, não deixe de curtir e comaprtilhar com seus amigos!!! Comentem a vontade também, até a próxima pessoal!


Fontes: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-39178/
Fontes de Imagem: Imagens Obtidas através de pesquisa no Google, com seus direitos reservados ao seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário