Translate

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Muito Além... De Uma Troca Equivalente - FullMetal Alchemist: BrotherHood

E ai pessoal, beleza? Hoje o tema volta a ser anime. E começo este post com a seguinte pergunta:

Por que assistir Fullmetal Alchemist Brotherhood? Pelo simples fato de que é uma das melhores tramas que eu já vi. Tem ação, suspense, drama, com uma pitada de humor e sim, o que julgo muito importante em uma obra de arte, ALGO PARA NOS ENSINAR!!!

Quer saber um pouco mais do que estou falando? Venha descobrir por você mesmo!

Essa imagem é perfeita, pois da impressão de que era uma foto dos bastidores do "set de gravação" do Anime. Méritos ao autor
FullMetal Alchemist (鋼の錬金術師, Hagane no Renkinjutsushi?, lit. "Alquimista de Aço"), é uma série de mangá escrita e ilustrada por Hiromu Arakawa. O mundo de Fullmetal Alchemist é baseado no período pós-Revolução Industrial europeu. Situado num universo ficcional em que a alquimia é uma das mais avançadas técnicas científicas conhecidas pelo homem, a história centra-se nos irmãos Edward e Alphonse Elric, que querem restaurar seus corpos após uma desastrosa tentativa de trazer a mãe falecida de volta à vida através da alquimia.

O Mangá

O mangá foi publicado pela editora Square Enix na revista Monthly Shōnen Gangan, com 108 capítulos compilados em 27 tankōbon. Foi adaptado a uma série de anime produzido pela Bones, com um total de 51 episódios exibidos entre 4 de outubro de 2003 e 2 de outubro de 2004, posteriormente foi lançado o filme Fullmetal Alchemist the Movie: Conqueror of Shamballa, uma sequência que concluiu a história do anime. Contudo, foi criada uma segunda série intitulada Fullmetal Alchemist: Brotherhood, que abrangeu 64 episódios, e foi transmitida entre 5 de abril de 2009 e 4 de julho de 2010. A franquia também deu origem a vários light novels, OVAs, jogos eletrônicos e outras mercadorias.


O mangá foi licenciado no Brasil pela Editora JBC em 2007, que o publicou, diferentemente da versão original, em 54 volumes.


Sinopse:

Ainda crianças, Edward e Alphonse Elric perderam sua mãe. Os irmãos, então, decidem usar seus conhecimentos para tentar quebrar o maior tabu da Alquimia: a transmutação humana. Mas a tentativa dá errado. Ed perde seu braço direito e sua perna esquerda. Já Al perde seu corpo por inteiro e só não desaparece de vez por que seu irmão conseguiu fixar sua alma em uma armadura de metal. É a lei máxima da Alquimia, a “Lei da Troca Equivalente”.
Assim começa a saga dos irmãos Elric. Agora usando automails, próteses mecânicas implantadas no lugar dos membros perdidos, Ed parte ao lado de Al em busca da lendária Pedra Filosofal, a qual, reza a lenda, amplia os poderes de um Alquimista.
O objetivo da dupla de irmãos é exatamente usar a Pedra Filosofal para recuperar os seus corpos. Porém, eles não são os únicos intessados no lendário artefato. Os homúnculos, misteriosos seres que parecem seres humanos, também estão atrás da pedra.


Para facilitar a sua busca, Ed entra para o exército e passa a ser conhecido pela alcunha de o Alquimista de Aço. A partir daí os irmãos Elric fazem uma viagem supreendente, cheia de reviravoltas. Eles ainda cruzam o caminho de Scar, um sujeito de poderes misteriosos que busca se vingar de todos os Alquimistas Federais que encontra pela frente.


O Anime


Existem dois Animes baseados na obra de Arakawa, porém somente FMA BrotherHood segue até o fim sua história.


A primeira versão do anime, foi dublada pelo estúdio Álamo para a transmissão no Brasil, e em 2005 a série começou a ser exibida no Animax, terminando sua exibição em 2006. Sua sequência foi disponibilizada no site do SIC Radical a partir de 2010, com o áudio original e legendas em português, enquanto no Brasil foi exibida pelo Sony Spin em 2011.

 
A primeira versão

A primeira adaptação foi produzida pelo estúdio de animação Bones, que adaptou o mangá para uma série de anime de 51 episódios. A série foi dirigida por Seiji Mizushima, escrita por Shō Aikawa e co-produzida entre o estúdio, Mainichi Broadcasting System (MBS) e Aniplex. 


Porém nesta primeira versão, parte do anime e seu fim diferem da história do mangá, pois quando ele foi finalizado o mangá ainda estava em publicação. No Brasil, a versão dublada ficou a cargo do estúdio Álamo e estreou em 2005 no Animax, sendo exibida até 2006, ano em que passou a ser transmitida no bloco TV Kids da Rede TV!

FullMetal Alchemist BrotherHood

No 20º volume do mangá, Arakawa anunciou que uma segunda série de anime baseada em Fullmetal Alchemist estava sendo produzida. Bones produziu a série com Yasuhiro Irie como diretor e Hiroshi Ōnogi como roteirista. Na versão japonesa, o título do anime é também Fullmetal Alchemist, no entanto é usado Hagane no Renkinjutsushi: Fullmetal Alchemist (鋼の錬金術師 FULLMETAL ALCHEMIST, Hagane no Renkinjutsushi: Furumetaru Arukemisuto?, abreviado como 鋼の錬金術師FA) para poder se diferenciar da série de 2003. Estreou em 5 de abril de 2009, na MBS-TBS, e diferentemente da primeira versão, seguiu a história do mangá, com o último episódio sendo exibido em 4 de julho de 2010.

Veja Trailer (infelizmente não achei com legenda, mas assim que possível eu coloco aqui para vocês).




No Brasil, a série foi dublada novamente pela Álamo e começou a ser exibida no canal Sony Spin em 6 de junho de 2011.

O título Fullmetal Alchemist: Brotherhood foi escolhido pelo Animax Asia para a transmissão em inglês; nome que foi, posteriormente, adotado por outros países, entre eles o Brasil.


Ficha Técnica
Direção                      Yasuhiro Irie 
Trilha Sonora             Akira Senju
Estúdio                       Bones/Aniplex
Exibição original       5 de Abril de 2009 – 4 de Julho de 2010
Emissoras de TV       MBS, TBS (Japão)
Nº de episódios         64


Temas de Abertura 
 "again"                           -  YUI (Episódios 1 a 14) 
"Hologram"                   - NICO Touches the Walls (Episódios 15 a 26 e encerramento do episódio 64)
"Golden Time Lover"    - Skima Switch (Episódios 27 a 38)
"Period"                         - Chemistry (Episódios 39 a 50)
"Rain"                            - SID (Episódios 51 a 64)
"Chasing Hearts"           - miwa (A Estrela Sagrada de Milos) Uma das mais bonitas que já ouvi.


Temas de Encerramento 
 "嘘 - Uso (Mentira)"      - SID (Episódios 1 a 14) 
"LET IT OUT"               - Miho Fukuhara (Episódios 15 a 26)
"Tsunaidate"                   - Lil'B (Episódios 27 a 38)
"Shunkan Sentimental"  - SCANDAL (Episódios 39 a 50)
"RAY OF LIGHT"         - Shoko Nakagawa (Episódios 51 a 63)
"GOOD LUCK MY WAY" - L'Arc~en~Ciel (A Estrela Sagrada de Milos)


Veja aqui um vídeos com todas as aberturas do FMA Brotherhood! ( eu preferi a surpresa, conforme ia mudando, mas caso sua curiosidade seja maior ;D). O mais interessante, é a conexão entre o ritmo das músicas e o momento que o Anime estava!


Personagens:

Edward Elric


Tem título de Alquimista Federal, com o apelido de "Fullmetal" , podendo usar Alquimia apenas com as duas mãos. É nervoso, briguento, e esconde por trás de suas atitudes frias um bom coração, pronto para sacrificar sua vida para reparar o seu grande erro no passado. Se importa com quem gosta, apesar de não ter o hábito de avisar que está bem. Mesmo assim, luta pelo o que acha certo, gostando muito de aprender coisas novas. Faz tudo pelo seu irmão. Um de seus traumas é o seu tamanho, odiando quando o chamam de nanico ou baixinho. Filho de Hohenheim e Trisha Elric, tendo um irmão mais novo, Alphonse Elric. O que ele mais gosta é de deixar sua marca registrada: um rosto com uma língua de fora, bravo, com sua trança, uma imagem do próprio Edward.

Alphonse Elric


É o irmão mais novo de Edward Elric, filho de Hohenheim e Trisha Elric. É um alquimista talentoso, como seu pai e seu irmão são. Por tentar quebrar um tabu, perdeu seu corpo, e agora sua alma vive numa armadura. É calmo, bondoso, paciente, contrastando com seu irmão, apressado e impaciente. Acaba agindo como um pai para Ed, o vigiando toda noite por não conseguir dormir. Por essa tentativa e o sacrifício que os dois irmãos fizeram, o laço entre eles é muito forte, podendo superar todas as crises. Sempre tenta parar o complexo de Ed de ser pequeno, mas só piora, por ser grande. Sua maior paixão são os gatos, pedindo sempre para ter um quando o acha para Edward (que sempre lhe nega isso).Inteligente, entende alquimia rapidamente. Pode criar teorias, formular hipóteses. Sua alquimia é diversificada, podendo criar o que ele quiser, porém precisa de um círculo da alquimia. Bastante talentoso, criando objetos muito detalhados. 

Winry Rockbell
 

Winry é uma jovem mestre na arte de montar Automails. Cria tecnologia como ninguém, aprendendo com facilidade qualquer inovação. Por causa de seu fascínio, o melhor presente que pode receber não são jóias, brincos, nem roupa, são peças novas para Automails. Com um pavio curto, adora sair gritando com todos, demonstrando seu lado forte e dominante, sempre é grossa com as pessoas que a contrariam, mas ás vezes é gentil com elas. Adora bater nos outros com sua chave de fenda, principalmente nos seus amigos, Edward Elric e Alphonse Elric. Possui um cão preto e branco chamado Den, que não possui sua pata frontal esquerda e, em seu lugar há um automail.  

Roy Mustang

Roy é uma pessoa fria, calculista, mas por trás dessa fachada se esconde uma pessoa sentimental, que se preocupa com seus subordinados e amigos. Quer fazer tudo pelo o que acredita ser justiça. É preguiçoso, sempre evitando o trabalho. Outra mania dele é sair com várias garotas, sendo odiado por roubar a namorada de todo mundo. É jovem, e por ter conseguido subir tão rapidamente na carreira militar, ao posto de Coronel, tem vários inimigos. Sua maior ambição é virar marechal e acabar com as coisas erradas no exército (e que todas as mulheres do exercito usem minissaia). Roy é um grande amigo da tenente Hawkeye Riza Hawkeye, que é uma de seus subordinados,e demonstra ter um profundo sentimento em relação a ela. É conhecido como Alquimista das Chamas (Flame Alchemist) e manipula o fogo. Usando uma luva especial com um círculo de alquimia, Roy Mustang cria uma fagulha de fogo com a fricção do dedo com a mão, e com o círculo ele controla o oxigênio, criando uma combustão seguida de uma explosão, a potência e distância que pode ter a explosão podem variar e serem controlados. A técnica foi desenvolvida pelo pai de Riza Hawkeye, mestre de Mustang. Essa tecnica foi guardada em total segredo, o criador disse que queria ensinar para Roy sobre sua alquimia mais poderosa, mas começa a ter um ataque, e morre dizendo que sua filha, sabe dessa alquimia, que um dia ela irá contar. A Alquimia das chamas foi muito usada por Mustang na guerra de Ishbal, condecorando-o com um posto mais elevado no exercito e como Herói.

Scar

É um assassino frio no mundo de Fullmetal Alchemist. Não se importa com nada nem com ninguém, ou pelo menos é o que ele diz. Mata Alquimistas Federais como vingança, evitando matar os outros. Ele acredita que os Alquimistas mexem nos planos de seu Deus, logo eles são inimigos de Deus. Scar seria apenas o mensageiro. Abandonou seu nome ao abandonar seu Deus para sua missão. É conhecido como Scar pela sua cicatriz em forma de X no rosto. Sua alquimia é apenas uma: o seu braço. Não entende nada de alquimia, apenas que seu braço todo tatuado mata pessoas. Ao saber do que é feito algo, ele simplesmente destrói aquilo encostando sua mão. Alia isso com a sua força e velocidade e ele é o terror dos Alquimistas.

Van Hohenheim


Tanto no animê quanto no mangá de Fullmetal Alchemist, Hohenheim é um alquimista muito popular e forte, o tão conhecido Alquimista da Luz tanto que no animê ele até chega a ser apelidado de Hohenheim da luz. Conhece os planos que se escondem embaixo de Amestris. Casou-se com Trisha Elric, tendo dois filhos, Edward Elric e Alphonse Elric. Mas abandonou sua família, indo para algum lugar distante a fim de se esconder de Trisha, pois não queria que ela soubesse sua maior vergonha. Devido a ambição do "Homunculus" (nesse caso nome próprio), ele sofre por se achar culpado por ter ajudado Homunculus a criar a pedra filosofal a partir de algo terrível( estou tentando não dar spoilers para falar dele rsrsr), e ter sido enganado por ele. Por esse motivo ele parte para fazer mais pesquisas e ao voltar sabe da morte da esposa Trisha Elric. Conhece muito bem a alquimia. Escreveu livros complicados e vive em busca da Pedra Filosofal. De acordo com o animê ele tem o título de Alquimista da luz por conseguir transmutar luz em objetos sólidos. No animê ele também sabe como fazer alquimia sem o círculo de transmutação.Consegue usar os cinco elementos (agua, terra, fogo, vento e raio).



Homúnculo

Homunculus (Homúnculo em português) são personagens do mangá/anime Fullmetal Alchemist. São humanos criados artificialmente. Tem a regeneração, a juventude eterna e algum poder especial único, o que varia de homunculus para homunculus. Para ter como usar esses poderes, eles usam o poder da Pedra Vermelha, que está dentro do corpo deles, como núcleo dele. Têm em alguma parte do corpo a tatuagem de Ouroboros, em Lust está no peito, em Gluttony na língua e etc. Para criá-los Hiromu Arakawa inspirou-se nos homunculus da alquimia, um dos principais objetivos da alquimia e acredita-se ter sido introduzido nela por Paracelsus.



Mas e o que nos, do Muito Além das Aspas achamos do FMA?


Minha reação quando vi que estava acabando...
Eu (Luís): "Desde Fringe não via um final tão lindo como este! Primeiramente agradeço aos meus amigos que me venceram e convenceram para que eu o assistisse. Em segundo, gostaria de ressaltar a linda mensagem da troca equivalente, pois tudo que oferecemos, receberemos de volta!!!Obrigado Hiromu Arakawa, por compartilhar essa linda trama conosco!!! Por mais animes/estórias assim!"




Fontes: http://pt-br.fma.wikia.com/wiki/Fullmetal_Alchemist:_Brotherhood

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fullmetal_Alchemist#Fullmetal_Alchemist:_Brotherhood
http://animeprojectt.xpg.uol.com.br/fma.bi2.html
Imagens: Obtidas através de pesquisas do Google. Todos os direitos reservados aos seus autores!

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Rafael!!! Espero que continue curtindo nosso trabalho

      Excluir
  2. Amo esse anime, muito bom o post adorei!! ^^

    http://blogdocemundodoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Post bom e completo, uma homenagem merecida que faz justiça à um grande anime. Parabéns!!!!

    PS gostei do visual novo do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios e pela visita Alessandro, seja sempre bem vindo!!!

      Excluir